SOBRE

Foto: Rosa Tropia

Em 1980 a fotografia surpreendeu: gesto extraordinário de reter as cenas da vida.
Em 1981 a cidade de Ouro Preto passa a ser o foco principal; permanente êxtase e indagação.
Em outros lugares, algumas incursões.
Tempo e espaço fascinam.
Minas inspira.
As cenas singelas e cotidianas das ruas cativam e conduzem cada passo e cada olhar.
As manifestações culturais, religiosas e festivas temperam.
O morador e a paisagem urbana: arquitetura do pertencimento; o lugar.
As fotografias contam histórias.
A fotografia aproxima as pessoas.
Fotografar correspondendo ao fotografado, sem pressa.
Fotógrafo, câmera e cena consubstanciados. 
Preto & branco é olhar para dentro; é forma, textura, luz, sombra; é invenção, sempre.
Cor é um tanto de excesso, mas acontece. 
E a vida se multiplica entre Rio e Ouro Preto.

 

Linha do Tempo

- 2017: Pré-selecionado na Convocatória do “Paraty em Foco” nas categorias Ensaio (com o ensaio “Vestígios”) e Foto Única.

 - 2017: Exposição do Coletivo Olho de Vidro "Cantando a pedra", na Sala Manoel da Costa Athaíde / Museu da Inconfidência, em Ouro Preto, MG, também incluída na programação Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana – Fórum das Artes.

- 2016: Exposição do Coletivo Olho de Vidro "Olho no Olho", no Centro Cultural da FIEMG/SESI, em Ouro Preto, MG, incluída na programação Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana – Fórum das Artes e do evento "Fotógrafos em Ouro Preto".

- 2015: Exposição “Coletivo do Rosário”, mostra com a participação de 18 fotógrafos dentro das comemorações dos 300 anos da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, na Sala Direita da Casa dos Contos em Ouro Preto, MG.

- 2015: Exposição do Coletivo Olho de Vidro "Vidra" na Sala Direita, Museu Casa dos Contos, em Ouro Preto, MG, incluída na programação Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana – Fórum das Artes e do evento "Fotógrafos em Ouro Preto".

- 2015: Ensaio fotográfico “Ouro Preto Corpo e Alma – um pequeno recorte”, publicação virtual no Folhetim Cultural e Artístico do Cadernos PROARQ nº 22/FAU/UFRJ, e capa deste.  

- 2015: Exposição individual “Uma conversa” no Centro Cultural SESI / FIEMG, Ouro Preto, MG.

- 2014: Ensaio fotográfico sobre a obra de Aleijadinho na Igreja São Francisco de Assis em Ouro Preto, para o livro “A biografia de Aleijadinho e seu contexto”, de Maria Francelina Silami Ibrahim Drummond, pela Editora Liberdade.

- 2014: Exposição do Coletivo Olho de Vidro "Dobra Sobre Dobra" na Sala Manoel da Costa Athaíde / Museu da Inconfidência, em Ouro Preto, MG, incluída na programação do evento "Fotógrafos em Ouro Preto".

- 2013: Integrante da mesa “Encontro de Lugares” no evento Fotógrafos em Ouro Preto.

- 2013: Exposição do Coletivo Olho de Vidro, “murus”, na Sala Manoel da Costa Athaíde / Museu da Inconfidência, em Ouro Preto, MG, na programação do Festival de Inverno – Fórum das Artes / UFOP e do evento Fotógrafos em Ouro Preto.

- 2013: Finalista do 10º Concurso Fotográfico Cultural Leica-Fotografe na categoria P&B.

- 2012: Lançamento do livro “Ouro Preto Corpo e Alma”, pela Editora C/Arte.

- 2012: Integrante da mesa “Encontro de Linguagens” no evento “Fotógrafos em Ouro Preto”.
- 2012: Exposição do Coletivo Olho de Vidro, “O Barroco Liberto”, no Centro Cultural da FIEMG/SESI, em Ouro Preto, MG, na programação do Festival de Inverno – Fórum das Artes / UFOP e do evento Fotógrafos em Ouro Preto.

- 2011: Exposição coletiva "Artistas da Terra" na Sala Ivan Marquetti / Grêmio Literário Tristão de Ataíde em Ouro Preto, MG.

- 2011: Exposição do Coletivo Olho de Vidro, “Vilas de Minas e Outrassolidões”, no Centro Cultural Casa dos Contos, em Ouro Preto, MG, na programação do Festival de Inverno – Fórum das Artes / UFOP.

- 2011: Curadoria e fotografias na exposição coletiva “3º Século, 3º Olhar”, na Sala Ivan Marquetti / Grêmio Literário Tristão de Ataíde, em Ouro Preto, MG, mostra associada ao lançamento do livro “Ouro Preto – Cidade em Três Séculos”.

- 2011: Pesquisa iconográfica e fotografias da “Linha do Tempo” referente ao 3º Século de Ouro Preto no livro “Ouro Preto – Cidade em Três Séculos”, de Maria Francelina Silami Ibrahim Drummond, pela Editora Liberdade.

- 2010: Exposição individual “Sombras e Outras Luzes”, na Sala Ivan Marquetti / Grêmio Literário Tristão de Ataíde em Ouro Preto, MG.

- 2010: Exposição do Coletivo Olho de Vidro “Um perfume de cores invadiu Margot”, no Centro Cultural da FIEMG/SESI, em Ouro Preto, MG, na programação do Festival de Inverno – Fórum das Artes / UFOP.

- 2009: Exposição do Coletivo Olho de Vidro “O Chão e o Achado”, na Sala Ivan Marquetti / Grêmio Literário Tristão de Ataíde em Ouro Preto, MG, na programação do Festival de Inverno – Fórum das Artes / UFOP.

- 2009: Destaque na Seção “A Imagem” da Edição 24, Especial P&B, da Revista Photo Magazine.

- 2008/2009: Exposição individual “Ouro Preto Corpo e Alma”, no Centro Cultural Laurinda Santos Lobo no Rio de Janeiro, RJ.

- 2008: Exposição do Coletivo Olho de Vidro “Seis Olhares Sobre o Mestre Aleijadinho”, no espaço Paralelolero, em Ouro Preto, MG, na programação do Festival de Inverno – Fórum das Artes / UFOP.

- 2008: Exposição individual Ouro Preto Corpo e Alma, no Centro Cultural e Turístico da FIEMG em Ouro Preto, MG.

- 2004: Finalista do 2º Concurso Fotográfico Cultural Leica-Fotografe, na categoria P&B.

- 1996: Lançamento da 2ª Edição do livro “Referências Ouro Preto em Luiz Fontana”, pelo Instituto de Filosofia Artes e Cultura da UFOP.

- 1988: Organização e lançamento do livro “Referências Ouro Preto em Luiz Fontana”, pelo Centro de Estudos de Ação Cultural Pró-Ouro Preto e Instituto de Artes e Cultura da UFOP.

- 1988: Exposição individual “Trânsito Impedido”, pelo Instituto de Artes e Cultura da UFOP, sobre os efeitos das locações cinematográficas no cotidiano da cidade de Ouro Preto, MG.

- 1985 a 1999: Trabalho no Instituto de Artes e Cultura, com fotografia em diversos projetos como o Cadastramento de Bens Móveis da Paróquia de N. Sra. da Conceição do Antonio Dias (audiovisual “Procissões”) e o Ouro Preto na Escola (Álbum de Figurinhas e Série Cartões Postais); coordenou a organização do acervo de fotografias do Instituto; criou e coordenou o Projeto “Transformações Urbanas e Arquitetônicas de Ouro Preto” e realizou exposições itinerantes “Olhe ao seu redor” a partir de fotografias de Luiz Fontana e outras imagens antigas.

- 1985 e 1986: Pós-Graduação / Especialização em Cultura e Arte Barroca no Instituto de Artes e Cultura (atual Instituto de Filosofia Artes e Cultura) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

- 1984 e 1985: Fotografia e produção do audiovisual “Minas, Movimentos e Momentos Essenciais – Ouro Preto”, apresentado originalmente na 7ª Mostra de Audiovisuais da FUNARTE e, posteriormente, em diversos cursos e eventos na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Silva e Souza, na Universidade Gama Filho, na Escola de Belas Artes / UFRJ e no Museu Histórico Nacional, todos no Rio de Janeiro, bem como na Casa dos Contos e no Instituto de Artes e Cultura / UFOP em parceria com o Museu da Inconfidência, em Ouro Preto, MG, Brasil.

- 1984: Fotografia pelo SENAC, Rio de Janeiro, RJ.

- 1983: Fotografia pelo Liceu de Artes e Ofícios, Rio de Janeiro, RJ.

- 1983: Exposição individual “Minas Movimentos e Momentos Essenciais – Ouro Preto” na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Silva e Souza, no Rio de Janeiro, RJ.

-1982: Conclusão da faculdade de Arquitetura, exercendo a respectiva atividade até o presente.

- 1981: Primeira viagem à cidade de Ouro Preto, aguçando o interesse pela fotografia.

- 1980: Descobrimento da fotografia como meio de expressão em trabalho acadêmico da faculdade.

- 1978: Ingresso na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Silva e Souza, Rio de Janeiro, RJ.

- 1958: Nascimento na cidade do Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Todas as fotografias e textos apresentados neste site têm seus direitos de uso reservados. Desta forma, não é permitida a reprodução, cópia ou utilização dos mesmos sem prévia autorização formal do detentor dos direitos.